Educação Infantil & EaD
- ArtEduc
- 14 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de fev. de 2023
O quê muda ou não, na Educação Infantil com a inserção das Tecnologias Educacionais na Pandemia?

Durante o período de quarentena, ocasionado pela Pandemia do COVID-19, nunca as tecnologias e a internet, foram tão essenciais à vida do ser humano, como agora!
Tal contexto, vem provocando mudanças e reflexões no que se refere ao modo de viver do ser humano, inclusive em relação: à didática, ao processo de ensino-aprendizagem, bem como, o conceito de Educação.
Os debates, Lives, webinários, fóruns que estão acontecendo online, entre associações, especialistas, professores, pais, gestores, vêm abordando as adaptações necessárias nas áreas educacionais, associando à modalidade EAD, em todos os níveis da Educação Básica, podendo vir a alterar algumas legislações educacionais.
É o caso da Educação Infantil, que vem sendo amplamente debatida, nesse momento tão peculiar. O CNE (Conselho Nacional de Educação), solicitou ao MEC (Ministério da Educação), a autorização, durante esse período de Pandemia, do uso da EAD na Educação Infantil; já a nota pública da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação), e o manifesto da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), reforça e apoia, o que está escrito nas leis educacionais: LDB 9394/96; a BNCC (Base Nacional Curricular Comum); a DCN- EI (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil) que não autorizam a EAD na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Assim, precisamos nos informar e estudar bem, conhecer as leis, analisar e refletir sobre os recursos e ferramentas disponíveis, usando de muita criatividade, para então, encontrar as melhores soluções, alcançando um entendimento, para realizar as ações educacionais mais necessárias.
Mas e você, o que acha dessa relação da EAD e Educação Infantil? Seria um advento do surgimento de uma nova forma de fazer a Educação Infantil?
De 2020 para cá, 2023, muita coisa mudou desde a Pandemia: a rotina das famílias mudaram, o mundo dos negócios e algumas outras mudanças que ocorreram na Pandemia, vieram para ficar, inclusive as mudanças educacionais. O Ensino Híbrido, assim como, o Remoto, antes uma modalidade à parte, virou uma realidade presente diariamente, nas escolas, inclusive as que não tinham acesso, reforçando as previsões de Adam Schaff, que em seu livro, Sociedade da Informática, que relatava, como a realidade da sociedade e a educação, mudaria com os avanços das tecnologias.
As Tecnologias Educacionais na Educação Infantil foi uma das mudanças que ocorreram na Pandemia e que se manteve. Poucas escolas, retiraram o acesso à modalidade do Ensino Remoto das aulas de Educação Infantil, pois viram, que não foi tão prejudicial para as crianças pequenas, quanto se julgava ser.
Atualmente, as escolas em sua modalidade presencial, mantiveram algumas aulas remotas, como complemento curricular, enriquecendo a aprendizagem do aluno, bem como, os educadores, evoluíram em sua didática.
E você? O quê achou da inserção das Tecnologias na Educação Infantil? Percebeu os benefícios? Vale a pena refletir!
---------------------------
Por: Marcella Gondim
@marcella.barroso leia o resumo desse texto, no post de 09/05/2020
Comments